O que Procuras?

Tradutor

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Reunião: Plano Estadual de Cultura

Foto: Gavin Andrews

A proposta apresentada pela comissão que está responsável pelo processo de construção do plano informou sobre seu caráter participativo, que surja do enfrentamento de idéias para o aprimoramento da cultura no Amapá.

O plano será pensado a partir das etapas: Sensibilização, Diagnóstico, Prognostico, Monitoramento e Avaliação. Através do mapeamento dos entes que participarão do processo de sua elaboração, que contará com o espaço do CONSEC-AP para reunir-se sempre que necessário.

Ainda da atual etapa que consiste na produção da minuta do Plano, primeiramente, em virtude da necessidade de se pensar coletivamente o Sistema Estadual de Cultura, em contato direto com os agentes culturais, tanto em Macapá quanto nos demais municípios do Estado  (um fato importante é a adesão dos 16 municípios ao Sistema Nacional de Cultura, o primeiro Estado do país a realizar este feito).

Os trabalhos executados anteriormente nesse sentido serão resgatados na forma de grupos de planejamento municipais, para a implantação posteriormente dos Conselhos Municipais, seus Planos e Fundos de Cultura, com intuito de implantar o Sistema Estadual de Cultura. Essa ação terá uma força tarefa que aglutinará os esforços do Conselho Estadual de Cultura, Grupo de Apoio de Elaboração do Plano  (UFSC), Sociedade Civil organizada e demais artistas independentes.

O Plano têm a abrangência de 10 anos a partir de sua implantação (2013-2023). Sua linhas geradoras tem caráter transversal à todos os segmentos. A partir de “encontros culturais” com as comunidades artísticas específicas de cada região e nicho cultural serão tomadas demandas e propostas pertinentes a cultura amapaense.

O Conselho Estadual de Cultura se dispôs a organizar reuniões setoriais, com calendário apresentado na próxima plenária, com o fim de viabilizar a etapa de diagnóstico, com vistas às perspectivas culturais vislumbradas em cada segmento a partir da implantação do Sistema Nacional de Cultura, assim como quais suas realidades, e de como estas vão se inserir de acordo com as especificidades e valorização de seus produtos/produtores culturais locais.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Consec reúne com Secult e Sebrae.

Foto: Rita Torrinha

Hoje a plenária do CONSEC-AP teve a presença da Secretaria de Estado da Cultura, com seu gestor Zé Miguel e equipe, para afinar itens como a política cultural, Plano Estadual de Cultura e demais ações pertinentes ao conselho.

Uma das informações dada pelo secretário de cultura é sua viagem para Brasília amanhã, onde terá reunião com a nova Ministra da Cultura, juntamente com os demais secretários que compõem o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Dentre os assuntos está o projeto de circulação de artistas proposto pelo Fórum ao MINC.

Na ocasião também foi chamada representação do Sebrae para dar informações sobre a organização da Amazontech  (de 13 a 17/11/2012), uma das coordenadoras do evento deu as seguintes informações :


"Evento tem caráter regional e comporta toda Amazônia legal, é realizado no Amapá pelo SEBRAE, Governo do Estado do Amapá, Embrapa e Unifap. As tecnologias para os pequenos negócios, pesquisa e conhecimento estão no foco da ação, além de Produtos e potenciais da região. Também com palestras, capacitações e oficinas.

Da parte cultural oportuniza a demonstração dos artistas locais. A cultura permeia todas as atividades, na praça de alimentação com apresentações artísticas a cargo da Secult-AP e SESC (que levará o projeto Botequin para o espaço). Ocorrerá a comercialização do artesanato tanto demonstração, quanto comercialização de produtos trabalhados com tecnologias, via revendedores autorizados. Exposição de artes e obras e lançamento de publicações pertinentes ao tema."