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terça-feira, 23 de outubro de 2012

Reunião: Plano Estadual de Cultura

Foto: Gavin Andrews

A proposta apresentada pela comissão que está responsável pelo processo de construção do plano informou sobre seu caráter participativo, que surja do enfrentamento de idéias para o aprimoramento da cultura no Amapá.

O plano será pensado a partir das etapas: Sensibilização, Diagnóstico, Prognostico, Monitoramento e Avaliação. Através do mapeamento dos entes que participarão do processo de sua elaboração, que contará com o espaço do CONSEC-AP para reunir-se sempre que necessário.

Ainda da atual etapa que consiste na produção da minuta do Plano, primeiramente, em virtude da necessidade de se pensar coletivamente o Sistema Estadual de Cultura, em contato direto com os agentes culturais, tanto em Macapá quanto nos demais municípios do Estado  (um fato importante é a adesão dos 16 municípios ao Sistema Nacional de Cultura, o primeiro Estado do país a realizar este feito).

Os trabalhos executados anteriormente nesse sentido serão resgatados na forma de grupos de planejamento municipais, para a implantação posteriormente dos Conselhos Municipais, seus Planos e Fundos de Cultura, com intuito de implantar o Sistema Estadual de Cultura. Essa ação terá uma força tarefa que aglutinará os esforços do Conselho Estadual de Cultura, Grupo de Apoio de Elaboração do Plano  (UFSC), Sociedade Civil organizada e demais artistas independentes.

O Plano têm a abrangência de 10 anos a partir de sua implantação (2013-2023). Sua linhas geradoras tem caráter transversal à todos os segmentos. A partir de “encontros culturais” com as comunidades artísticas específicas de cada região e nicho cultural serão tomadas demandas e propostas pertinentes a cultura amapaense.

O Conselho Estadual de Cultura se dispôs a organizar reuniões setoriais, com calendário apresentado na próxima plenária, com o fim de viabilizar a etapa de diagnóstico, com vistas às perspectivas culturais vislumbradas em cada segmento a partir da implantação do Sistema Nacional de Cultura, assim como quais suas realidades, e de como estas vão se inserir de acordo com as especificidades e valorização de seus produtos/produtores culturais locais.


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